Oradora

Ana Paula Fernandes

Presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P.

Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho (1994). Pós-graduação em Assuntos Europeus pelo ISEG (1998). Mestrado em Cooperação Internacional pelo ISCTE (2001). Curso avançado de Gestão Pública pelo INA (2008). Emerging Leaders Programme de Warton, Universidade da Pensilvânia (2020). Voluntária dos Leigos para o Desenvolvimento em Moçambique (1994-1995). Investigadora no Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais (1997-1999).

Responsável de projetos de cooperação para o desenvolvimento no Instituto Marquês de Valle Flor (1999-2005). Assessora do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (2005-2009). Conselheira técnica na Delegação Permanente de Portugal junto da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) (2009-2016), assumindo vice-presidência do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) durante quatro anos.

Facilitadora do Grupo de Estatística do CAD e copresidente do Grupo de Trabalho Investimento e Desenvolvimento da OCDE – AGID (até 2015). Presidiu à reforma do Centro de Desenvolvimento da OCDE. Professora convidada para lecionar seminários em diversos cursos de pós-graduação, mestrado e doutoramento em várias instituições de ensino superior portuguesas, designadamente no ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão.

Conselheira da Direção de Desenvolvimento da OCDE (desde 2016), desempenhando atualmente as funções de chefe de unidade de Prospetiva, Reforma de Políticas e Relações Globais e coordenando o trabalho da Direção de Desenvolvimento da OCDE nestas áreas.

Atualmente é Presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P.