Rodolfo Ramos

Barbara Veiga

Artista visual e autora do livro “Sete Anos em Sete Mares”

Sea Woman

Já foi repórter da TV Globo, esteve nas Ilhas Faroe e na Antártida a salvar baleias, abordou piratas na Somália.

A arte sempre esteve presente na sua vida, começando a fotografar, desde cedo, a beleza e os contrastes do seu país-natal: o Brasil. Cresceu no Rio de Janeiro, entre morros e o mar, agarrando a oportunidade de participar, na altura com 21 anos, numa missão da Greenpeace contra a deflorestação da Amazónia. Desde então, não mais parou.

Esta experiência fê-la apaixonar-se irremediavelmente pelo oceano a ponto de fazer deste a sua casa durante sete anos. Tornou-se marinheira, adquiriu um veleiro em segunda mão, colaborou com organizações como a Sea Sheperd ou a Avaaz, e é co-fundadora do movimento Liga das Mulheres pelo Oceano.

Navegou mais de 80 países enquanto ativista ambiental e para conhecer, e documentar, as histórias extraordinárias dos lugares e das pessoas com quem se ia cruzando. A sua intrépida jornada materializou-se no livro “Sete Anos em Sete Mares”.

Radicada em Portugal desde 2020, Barbara acredita na arte e na comunicação de impacto – onde inspira caminhos vislumbrando uma sociedade transformada.