Nascido no Porto em 1964, Dirk Niepoort é a quinta geração de uma família holandesa tradicionalmente dedicada à comercialização de vinho do Porto. Apesar de ser um negócio familiar, só se interessou pelo vinho depois de estudar economia na Suíça.
Em 1987, juntou-se ao pai nos negócios da família e iniciou uma revolução interna. Defensor da ideia de que existem vários Douros no Douro, adquire as primeiras vinhas e começa a produzir vinho de mesa, região até então consagrada ao Porto.
Reformista, inconformado, irreverente, o seu nome torna-se sinónimo de inovação e previsão de tendências futuras. Em 2004, elimina a utilização de produtos químicos nas suas vinhas, poupando 20.000 euros por ano, conseguindo vinhos mais equilibrados e puros. Mas nunca deixa de manter a vanguarda com tradição: ao mesmo tempo, reintroduz técnicas tradicionais como os moinhos.
Figura central dos Douro Boys, é sem dúvida o principal responsável pela transformação da Niepoort: um símbolo global de qualidade, representado em mais de 50 países.
Personificando o espírito da empresa, que gere desde os anos 90, Dirk Niepoort associa-se a diversas iniciativas que, embora distintas do mundo dos vinhos, se articulam directamente com a forma de pensar – sustentável e inovadora – que o caracteriza. O Dirk, assim como a Niepoort, baseiam-se nas relações entre temas, propósitos e pessoas
Fotografia de Jorge Simão