TEDxLisboa. “Queremos reconstruir esta comunidade para que se sinta ouvida e vista”

A produtora e curadora de um dos eventos mais aguardados do ano conta à NiT o que podemos esperar para esta edição.

Faltam pouco menos de duas semanas para o arranque da nova edição do TEDxLisboa, da qual a NiT é media partner. Seis anos depois, o evento está de volta à capital com 16 oradores internacionais e nacionais. As célebres conferências com convidados que partilham ideias (e inspiram pessoas) vão acontecer já no dia 18 de setembro, domingo, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova.

O regresso destas palestras, que duram no máximo 18 minutos cada, é da responsabilidade do produtor de vinhos Dirk Niepoort, da quinta geração da família Niepoort, e de Marta Gonzaga, de 50 anos, produtora e curadora de TEDx’s desde 2010.

A trabalhar em estratégia de comunicação há vários anos, está envolvida em vários projetos e tem sempre “muitas coisas no prato”. Um deles é o TEDxLisboa, um dos eventos mais aguardados do ano. A NIT esteve à conversa com ela sobre o que podemos esperar desta edição, cujo tema é “Sementes”. Leia a entrevista.

Como surgiu a oportunidade de se juntar à TEDx?
Não há uma organização TEDx nos países, todos nós somos independentes e estamos ligados ao TED Global. Em 2009 fui assistir a uma conferência no Porto, um dos primeiros TEDx em Portugal, que foi organizado pelo Manuel Forjaz. Foi ele que lançou o desafio: quem quisesse, podia ajudar a organizar a edição do ano seguinte. Fiquei com a pasta dos oradores e fizemos a seleção para um evento incrível em 2011, na Casa da Música. Pudemos ir buscar oradores ao Bangladesh e a muitos outros sítios. Foi lindíssimo.

You must be logged in to post a comment.