Instagram

Slam Poet

“Os poetas vão dominar o mundo. Quem concorda, respira”

Dj, ator, poeta, Slammer e videógrafo 
MARO
Christian Rôças

Huba Mateus

 

Nascido em Luanda, Huba Mateus aka DJ HUBA é um verdadeiro Mestre das Artes Cénicas, no palco, e no papel pela Universidade Nova de Lisboa.
DJ, ator, slam poet e videógrafo, iniciou o seu percurso académico com uma improvável licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações.
Por pouco não ficou no pódio, ao alcançar um magnífico 4º lugar no Campeonato Mundial de Poetry Slam em 2023, em Paris. Campeão Nacional de Poetry Slam 2022 (PortugalSlam) e Bicampeão Todo Mundo Slam 2020 e 2022 (poesia falada em língua portuguesa). Vencedor dos Slam Tundawala e Luanda Slam em 2018.
Ainda no contexto do Poetry Slam, fundou o Festival Slam Trafaria em 2021 e produziu o projeto “Nosso Mambo”, apresentado pela primeira vez em Lisboa em 2019.
Em teatro, subiu ao palco em clássicos como Antígona e Romeu e Julieta e encenou peças que foram exibidas em festivais nacionais e internacionais – como o Festival Angola Independente, o CIT (Circuito internacional de Teatro) e o FESTEAPAZ.
Antes de residir em Lisboa, desenvolveu vários trabalhos artísticos na sua cidade natal, combinando sempre a música, a poesia, o teatro, o cinema, outras formas de arte.
A palavra Slam refere-se hoje em dia a uma poesia autoral, escrita para ser dita. Impõe-se cada vez mais a nível internacional como um meio de expressão artístico e popular. Poetry Slam é uma forma de poesia sonora considerada como um movimento de expressão poética, social e cultural, que revitaliza a prática da oralidade, da troca e partilha de ideias e mensagens.