Músico no TEDxLisboa 2025

Instagram

Ian Carlo Mendoza

Percussionista / Compositor / Performer

Mexicano, nascido em Culiacán, Sinaloa, em 1979.

Estudou bateria na Escuela de Música da Universidad Autónoma de Sinaloa (EMUAS) e licenciou-se em percussão clássica na Escuela de Artes José Limón da Dirección de Investigación y Fomento de la Cultura Regional (DIFOCUR). Complementou a sua formação com masterclasses, workshops e cursos na Universidad Autónoma de México e na Academia de Amadores de Música de Lisboa.

Cofundador dos conjuntos de percussão contemporânea Ketiak Percussion Ensemble e Kiclaroian Experimental Percussion. Foi percussionista convidado da Orquestra de San Nicolás de Hidalgo (Guanajuato, México).

Foi coordenador académico da Escuela de Artes José Limón durante dois anos letivos.
Em 2008, coproduziu a mostra Estaciones para a Lux Boreal Danza Contemporanea (comissão do governo mexicano para a Expo Zaragoza 2008).

A sua composição inclui peças como A Idade de Ouro e A Ilha dos Deuses (comédia dell’arte, encenada por Filipe Crawford), Eu, a Mulher Macaco, De que são feitos os sonhos?, O som das coisas e O Pequeno Príncipe (Companhia de Marionetas Valdevinos).

Com experiência internacional, apresentou-se no México, França, Espanha, Alemanha e Portugal, integrando vários grupos de jazz, rock e música experimental.

Participou como músico convidado no festival MUMA 2022 na ilha do Faial nos Açores.
Colabora como ator em teatro e publicidade. Colaborou ainda com projetos musicais como Medeiros/Lucas, Fadomorse, Minta e The Brook Trout, Quinteto Impossível, Orquestra Improva, Silence is a Boy, Mistura Pura, Kiloko, Yemanjazz, Tigrala, entre outros.

Atualmente reside em Cascais, Portugal, onde desenvolve projetos como os grupos Marafona, Expresso Ensemble, Anonima Nuvolari, Mimus e o seu projeto a solo El Vato Mendoza.