Nascido em 1955 entre a restinga e a savana, entre o mar e o musseque, entre o português e o kimbundu, na urbe de Lu-ndandu, Ngola.

Paleo-lamarckista, kropotkinista, confortável com o jovem Marx dos manuscritos de 1844, seduzido por Nietzsche. “Flaneur” pelos caminhos da Biologia, da História, da Filosofia.

Estudou Biologia na Faculdade Ciencias da Universidade Lisboa; estudou Biossistemática no Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris; estudou Genética na École Pratique des Hautes Etudes de Montpellier; estudou Ecologia Insular na École Normale Superieure (Paris); estudou Evolução em Ilhas na Faculté des Sciences da Université Paris 6 – Pierre et Marie Curie.

Biólogo (kala sanji ni baia riê). Doutorado em Evolução. Professor Universitário.

Áreas: História e Filosofia da Ciência, Ecologia, Evolução, Comportamento Animal, Neurobiologia, Evolução da Sexualidade.

Leccionação: Universidade de Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Museu Nacional de História Natural de Paris, Universidade da Madeira, Universidade dos Açores e outras.

Unidade de ancoragem: investigador integrado no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa.

Investigador do Millennium Ecosystem Assessment (ONU).

Zayed International Prize for Environment (2006).

Mais de 100 artigos publicados em revistas científicas internacionais. Vários capítulos de livros científicos em editoras científicas internacionais.

 

Outros livros: “Delírios de Interpretação”; “Touro como Nós”.


Garante aqui a tua presença