Trabalha há mais de duas décadas em reforma da administração pública e em sistemas de inovação no setor de justiça criminal, tendo visitado mais de 1250 prisões em 45 países. É diretor executivo da IPS_Innovative Prison Systems – uma empresa que se dedica à investigação e consultoria especializada nas áreas da modernização de sistemas de justiça e de serviços prisionais e de reinserção – e diretor executivo da ICJS Innovative Criminal Justice Systems Inc.
Pedro participa em vários grupos de trabalho de reforma da justiça, colaborando com instituições como a UNODC United Nations Office on Drugs and Crime. É convidado frequente em reuniões da Comissão Europeia, Conselho da Europa e EUROPRIS e como orador em diversos eventos internacionais.
Pedro é membro dos grupos de peritos da Comissão Europeia (‘DG JUST’) relativos à implementação da Estratégia Europeia de Formação Judiciária Europeia e à aplicação do Mandado de Detenção Europeu (como membro suplente).
Na América Latina e Caraíbas, Pedro trabalha com o Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID) em diversos projetos de modernização e reforma penitenciária com governos de países como a Argentina, Brasil, El Salvador, Guiana, Bahamas e Uruguai. É membro da equipa do projeto Bien Publico Regional, que envolve 9 países da região latino-americana.
Pedro é membro do board da ICPA International Corrections and Prisons Association; membro do conselho diretivo do BSAFE LAB Law Enforcement, Justice and Public Safety Lab da Universidade da Beira Interior e presidente da organização não governamental EASI European Association for Social Innovation.
Foi presidente e membro do Conselho de Ética e Certificação da Associação de profissionais de consultoria de gestão, inovação, tecnologia e formação(ACONSULTIIP). É membro do conselho consultivo da “Connecting Hearts Foundation for the Children of Inmates” e membro fundador (e Embaixador no Canadá) da ONG ALL4INTEGRITY.
Foi fundador e editor da JUSTICE TRENDS Magazine, uma revista sobre inovação e boas práticas em sistemas prisionais e de liberdade condicional, trilingue, produzida em Portugal e distribuída em 120 países, tendo sido fundador da Corrections Learning Academy Online e da plataforma de negócios Corrections.Direct.
Em 2017, em Londres, foi galardoado com o “ICPA Correctional Excellence Award” e em 2021 foi distinguido com o prémio de “Consultor do Ano 2019” pela Associação de profissionais de consultoria de gestão, inovação, tecnologia e formação (ACONSULTIIP).
Nos últimos anos, participou como docente convidado em “inteligência penitenciária” no “Diploma de Mestrado em “Gestão Estratégica em Administração Penitenciária” e Diploma em “Gestão Estratégica em Administração Penitenciária” organizado conjuntamente pela Universidade da UNED e pelo Secretaria-Geral de Instituições Penitenciárias em Espanha.
É licenciado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior e MA pelo Colégio da Europa em Bruges, tendo também outras experiências em universidades internacionais (Sloan Schoolof Management, MIT Massachusetts Institute of Technology, Darden School of Management, University of Virgina, University of Chicago, entre outras).