Sandra Maximiano faz investigação em economia experimental e comportamental, economia organizacional e do trabalho, políticas públicas e gestão da informação. Explora questões relacionadas com preferências sociais e morais, diferenças de género em decisões económicas, e dinâmica da informação em ambientes competitivos e cooperativos. Neste desígnio de estudar o comportamento económico humano, usa principalmente o laboratório e recorre a experiências de campo.
Doutorada em Economia pela Universidade de Amesterdão, Sandra é professora associada de Economia no ISEG, Universidade de Lisboa, onde é coordenadora do Mestrado de Economia e do XLab – Behavioural Research Lab. Antes de colaborar com o ISEG, foi Professora na Faculdade de Purdue e Investigadora na Universidade de Chicago.
É autora, desde 2015, da coluna “A Economia somos Nós” no jornal Expresso, Vice-presidente da Data Science Portuguese Association e vogal do Conselho Fiscal da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. O seu trabalho está publicado em revistas como Review of Economic Studies, Economic Journal, Experimental Economics e Games and Economic Behavior.