Tiago Fortuna
Desde muito novo participo em eventos culturais e tenho travado uma batalha clara: garantir que a entrada do acompanhante não seja cobrada. É uma política já aplicada em vários países, como Alemanha, Brasil, Austrália, Reino Unido, Suíça e Suécia. .
Tiago Fortuna é um empreendedor e ativista português, conhecido por co-fundar a Access Lab, uma consultoria de impacto social focada em acessibilidade cultural para pessoas com deficiência, pessoas surdas e neurodivergentes, com o objetivo de promover a inclusão no acesso à cultura e ao entretenimento.
Com formação em Ciências da Comunicação, Tiago tem experiência em comunicação e no setor dos festivais de música, e usa esse percurso para liderar iniciativas de inclusão em eventos culturais e de entretenimento.
A Access Lab desenvolve estratégias e soluções para tornar eventos e espaços culturais mais acessíveis, incluindo práticas de acessibilidade, formação e advocacy, e colabora com promotores e organizações para ampliar o acesso de comunidades que enfrentam barreiras no acesso à cultura.
Tiago escreve pontualmente sobre deficiência, inclusão e cultura em media portugueses e participa em debates públicos sobre estas questões.
É licenciado em Ciências da Comunicação pela FCSH – Universidade Nova de Lisboa e tem formação complementar na área da comunicação cultural e indústrias criativas.


